De um modo geral, os projetos didáticos são importantes porque abrem novas possibilidades de aprendizagem aos educandos: Viver situações em que é necessário tomar decisão sobre que caminho seguir; aprender a fazer um cronograma, considerando uma meta e as condições iniciais para realizar o projeto; decidir que estudos realizar para resolver um problema; compreender um processo de transformação ou uma questão política; predispor-se a analisar uma situação social complexa e situar quais disciplinas fornecem conhecimentos para esclarecê-la.
O trabalho com projetos didáticos além de resignificar o ensino/aprendizagem, o mesmo vem tornar o processo mais dinâmico e contribuir para um ensino motivador, participativo e reflexivo, oportunizando pensar o fazer pedag´gico para que haja uma transformação na prática docente.
A atividade de projetos apresenta várias vantagens: obriga uma reflexão prévia sobre o que se pretende fazer, implica especificar claramente os objetivos; permite uma identificação de intervenientes e resursos a utilizar aos mais diferentes níveis; estabelece, normalmente a partida, uma proposta de avaliação, impedindo assim que a mesma não se faça por falta de planejamento, exige um calendário que facilita o controle das execução das atividades que serão desenvolvidas; estabelece uma plataforma de entedimento comum entre os vários participantes sobre o quê, o porquê, o quando, o como do que é proposto fazer em conjunto; favorece a construção da autonomia e da autodisciplina por meio de situações criadas em sala de aula para reflexões, discussão, tomada de decisão, observância de combinados e críticas em torno do trabalho proporcionado ao aluno, tornando-o sujeito do seu próprio conhecimento; traz um propósito para ação dos alunos sobre o que faz e para o que faz; propõe ou emcaminha soluções aos problemas levantados; desperta o desejo de conquista, iniciativa, investigação, criação e responsabilidade.
Não é o professor quem planeja para os alunos executarem; ambos são parceiros e sujeitos de aprendizagem, cada um atuando segundo o seu papel e nível de desenvolvimento.
O trabalho com projetos pressupõe-se uma articulação de conhecimentos que repassa questões e conteúdos de diferentes áreas. A visão de interdisciplinaridade coloca-se como assimir uma postura de um favorecimento de estabelecimento de relações e do aparecimento de uma visão globalizante do conhecimento. Esta visão permite que os alunos analizem os temas, questões e problemas de forma global e contextualizada, utilizando para isso conhecimentos de diversas áreas e disciplinas, dessa forma os conteúdos deixam o conhecimento e a cultura do sujeito, formando-o para compreender a realidade que o cerca de forma crítica e dinâmica.
É importante que os projetos realizados tenham algum tipo de fechamento, pois assim os alunos podem compartilhar com os demais colegas da escola ou mesmo com seus familiares os conhecimentos aprendidos durante os estudo. Esse fechamento pode ser materializado através de um ponto final, cuja elaboração pode ser decidida com os alunos, e desse modo poderão aprender a definir funções e dividir trabalhos.
A avaliação do projeto será feita ao longo do processo, mediante a utilização de alguns procedimentos e instrumentos, tais como: conversas; pautas de observação; produção de texto.
Quanto à sua duração, um projeto ou conjunto de atividades tanto pode ser concentrado num período escolar como pode ser disseminado ao longo do ano e a sua dimensão não é determinante do seu valor, isto é, atividades de curta duração ou envolvendo um número reduzido de participantes podem efetivar-se plenamente. Há excelentes exemplos de projetos que duram poucas semanas ou que envolveram poucos
professores.
É possível vencer a resistência de professores que só acreditam em aula expositivas e que dão pouco crédito ao planejamento, discussão e execução coletiva de um projeto através de muita paciência mostrando para ele que um recurso pode se adaptar ao outro com facilidade sem perder sua essência mostrando que tanto o professor quanto o aluno so tem a ganhar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário